Primeiro Mistério
MISTÉRIOS DOLOROSOS
No Primeiro Mistério contemplamos
A AGONIA DE JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS
"Conforme o seu costume, Jesus saiu dali e dirigiu-se para o monte das Oliveiras, seguido dos seus discípulos. Ao chegar àquele lugar, disse-lhes : Orai para que não caiais em tentação. Depois se afastou deles à distancia de um tiro de pedra e, ajoelhando-se, orava : Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua. Apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo. Ele entrou em agonia e orava ainda com mais instância, e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. Depois de ter rezado, levantou-se, foi ter com os discípulos e achou-os adormecidos de tristeza. Disse-lhes : Por que dormis ? Levantai-vos, orai, para não cairdes em tentação".
As orações de Jesus ao Pai constituem uma das mais belas cenas do Evangelho. Onde encontrar, em toda a obra da criação, um relacionamento com Deus tão rico quanto aquele? Jesus é para nós o divino exemplo e conselheiro. Aprendemos d'Ele a rezar para não cair em tentação.
Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de nos beneficiarmos plenamente das orações de Jesus, em especial desta, feita no Horto das Oliveiras, e assim sejamos com Ele contemplativos
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Ó meu Jesus ...
Graças do Mistério da Agonia no Horto das Oliveiras, descei em nossas almas. Amém.
Segundo Mistério
MISTÉRIOS DOLOROSOS
No Segundo Mistério contemplamos
A FLAGELAÇÃO DE JESUS
"Pilatos entrou no pretório, chamou Jesus e perguntou-lhe : És tu o rei dos judeus? Jesus respondeu : Dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que te disseram de mim? Disse Pilatos: Acaso sou judeu? A tua nação e os sumos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste ? Respondeu Jesus : O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas meu Reino não é deste mundo. Perguntou-lhe então Pilatos : És, portanto, rei ? Respondeu Jesus : Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos : Que é a verdade ? ... Falando isso, saiu de novo, foi ter com os judeus e disse-lhes : Não acho nele crime algum. Pilatos mandou então flagelar Jesus".
Esta é a atitude frequente de todos os que buscam uma posição neutra entre o bem e o mal : em situação crítica, preferem de certa maneira, sacrificar algo do Bem, em busca de um abrandamento do mal. Como em Jesus, Pilatos não encontrava crime algum, mandou-O flagelar.
Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de sempre atender com entusiasmo e perfeição aos chamados de Deus, a fim de que não sigamos jamais o exemplo de Pilatos, mandando flagelar Jesus.
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Ó meu Jesus ...
Graças do Mistério da Flagelação, descei em nossas almas. Amém.
Terceiro Mistério
MISTÉRIOS DOLOROSOS
No Terceiro Mistério contemplamos
A COROAÇÃO DE ESPINHOS DE JESUS
"Rei e Deus verdadeiro, Jesus, depois de ter seu sacratíssimo corpo lacerado pelos açoites dos algozes, sofreu na sua fronte adorável o tormento dos espinhos. Esse suplício, de si tão doloroso, foi acompanhado de outros, como bofetadas, escarros, sarcasmos e blasfêmias dos soldados, segundo atestam os evangelistas :
Os soldados conduziram-no ao interior do pátio, isto é, ao pretório, onde convocaram toda a corte.
Vestiram Jesus de púrpura, teceram uma coroa de espinhos e a colocaram na sua cabeça. E começaram a saudá-lo : Salve, rei dos judeus ! Davam-lhe na cabeça com uma vara, cuspiam nele e punham-se de joelhos como para homenageá-lo. Depois de terem escarnecido dele, tiraram-lhe a púrpura, deram-lhe de novo as vestes e conduziram-no para fora, para crucificar".
Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem, a graça de suportar com humildade e resignação as injúrias e ofensas, ainda que injustas, mantendo sempre – como Jesus – um alto senso de nossa dignidade.
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Ó meu Jesus ...
Graças do Mistério da Coroação de Espinhos, descei em nossas almas. Amém.
Quarto Mistério
MISTÉRIOS DOLOROSOS
No Quarto Mistério contemplamos
JESUS A CAMINHO DO CALVÁRIO, LEVANDO A CRUZ ÀS COSTAS
"Enquanto o conduziam, detiveram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus. Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam. Voltando-se para elas, Jesus disse : Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos. Porque virão dias em que se dirá : Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram ! Então dirão aos montes : Caí sobre nós ! E aos outeiros : Cobri-nos ! Porque, se eles fazem isto ao lenho verde, que acontecerá ao seco ? Eram conduzidos ao mesmo tempo dois malfeitores para serem mortos com Jesus".
Nosso Senhor Jesus Cristo, logo depois de condenado por Pilatos, tomou a cruz sobre os ombros para levá-la ao Calvário e nela morrer crucificado. Ele a carregou sem manifestar repugnância alguma. Antes, abraçou-a com amor indizível, porque desejava arvorar bem alto o estandarte sob o qual haveriam de se alistar seus seguidores nesta Terra. Sob o peso dela, Jesus alcançava nossa salvação; e com seu exemplo, dava-nos forças para abraçarmos nossa própria cruz, e assim vencermos as provas desta vida. É através da cruz que, com Ele, compartilharemos depois o Reino dos Céus.
Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a paciência, a coragem e a fortaleza necessárias para carregarmos todas as nossas cruzes.
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Ó Jesus ...
Graças do Mistério do Caminho do Calvário, descei em nossas almas. Amém.
Quinto Mistério
MISTÉRIOS DOLOROSOS
No Quinto Mistério contemplamos
A CRUCIFIXÃO E MORTE DE JESUS
"Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe : Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para sua casa. Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse : Tenho sede. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca. Havendo Jesus tomado do vinagre, disse : Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito".
Eis a grandeza e o mistério de um Deus que se faz Homem e permite ser morto na cruz para redimir o gênero humano. Um só gesto seu seria suficiente para tal, entretanto preferiu entregar até a última gota de seu preciosíssimo sangue.
E que devemos fazer só para retribuir tão divina bondade ? Se "amor com amor se paga", só mesmo com um amor sem limites e exclusivo por Jesus e sua Mãe Santíssima, seremos justos para com nosso Salvador.
Por este Mistério, peçamos a Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento a graça da conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alivio das almas do Purgatório.
Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Ó meu Jesus ...
Graças do Mistério da Crucifixão e Morte de Jesus, descei em nossas almas. Amém.
www.oracoesparaocoracao.com
email: administrador@oracoesparaocoracao.com